De acordo com a tradição do Hinduísmo, Krishna (कृष्ण ) é o oitavo avatar de Vishnu (o Deus principal da trindade hindu, a qual é Brahma, Vishnu e Shiva)

Sri Krishna é citado no Mahabharata em 700 versos, mais exatamente no Bhagavad Gita (भगवद् गीता, Bhagavad Gītā, “Música de Deus“). O Bhagavad Gita é considero uma das escrituras em sânscrito mais importantes, sendo assim, considerado um clássico literário.  O Sri Krishna é considerado pelos Hindus como uma manifestação divina e, assim, referem-se a ele como Bhagavad.

O conteúdo do Bhagavad Gita é, basicamente, a conversa entre Krishna e Arjuna durante uma batalha de guerra conhecida como Guerra Kurukshetra. Krishna durante a batalha era o condutor de Arjuna. Sendo que durante toda a leitura do Bhagavad Gita, o Canto Divino, lê-se as palavras de Krishna, a divindade encarnada, e ensina o homem a elevar-se acima da consciência humana, até uma consciência divina superior, realizando desta forma na Terra o reinado dos céus.

Existe a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna, ou simplesmente ISKCON (International Society for Krishna Consciousness) que é promover o bem estar da sociedade ensinando a ciência da consciência de Krishna de acordo com o Bhagavad-gita e outras escrituras ancestrais. (para maiores informações http://www2.iskcon.com.br)